Albino Monteiro (Licenciado em Educação Física; Técnico Superior de Desporto na Câmara Municipal de Albufeira)
"Inicialmente estava reticente em tirar o Programa TIN (à data MAE), pois pensava ser mais um curso igual a outros tantos que lhes falta conteúdo, inovação e dificuldade em integrar na vida profissional. Pelo contrário, neste momento, após ter terminado os quatro módulos do curso MAE, posso afirmar que o mesmo está extremamente bem organizado, possui um alto nível de conteúdos informacionais e a lecção por parte do Professor Carlos Tavares é de um altissimo nível. Possui informação atualizada, pertinente para a área do desporto e saúde e mais importante é possivel integrar na carreira de desporto e/ou terapia de saúde. Aconselho vivamente a quem pretenda expandir os seus conhecimentos na área do desporto ou saúde, a quem queira integrar na sua carreira e mesmo para quem queira iniciar uma nova carreira na área de desporto ou terapia".
Ana Patricia Monteiro (Lisboa: Licenciatura em Educação Física e Desporto, ULHT, Certificada ERA-RTS, MAT Specialist)
"O Programa TIN (à data MAE) traz para Portugal um conhecimento que é muito pouco abordado em outros cursos ligados à prescrição do exercício, o conhecimento da mecânica e da biomecânica. Dá a possibilidade aos profissionais desta área de subir mais um degrau na sua evolução, pois permite uma expansão de consciência e a criação de novos critérios de prescrição."
Fernando Calhau (Lisboa: Master Trainer Holmes Place, Fitness Instructor e Personal Trainer Holmes Place)
"O caminho do conhecimento é um continuum de questionares o status quo, é um nunca chegar à meta, pois novas metas vão surgindo a cada que se alcança, é ser-se eternamente ignorante. O curso de mecânica aplicada ao exercício (MAE - atualmente Programa TIN), através da partilha de saberes pela diversidade de experiências dos formandos, da pedagogia dos formadores e dos conteúdos do curso, é uma ferramenta determinante para quem quer ver o exercício físico de uma prespetiva diferente, mais integralista que adiciona uma componente terapêutica ao trabalho de quem diariamente trabalha com a saúde das pessoas através do exercício físico. Não é um curso para todos, é um curso para aqueles que querem ir mais além, que almejam a excelência e sobretudo esteja abertos ao questionar do seu saber ou da sua ignorância. Obrigado Carlos e a todos os colegas que nesta magnifica formação deram o seu contributo no caminho do saber "
Hugo Loureiro (Lisboa: Personal Trainer de Pilates, Proprietário PT Studio)
"Para além do vanguardismo e da excelência que o caracterizam, este curso tem a virtude de se adequar a profissionais em inicio de carreira, orientado-os no sentido certo da interpretação dos movimentos, bem como a profissionais experientes, desafiando-os com abordagens inovadoras, tornando obsoleto muito do que aprenderam anteriormente."
José Hernâni Baptista (Algarve, Licenciatura em Professores do Ensino Básico Variante Educação Física - Universidade do Algarve, Pós Graduação em Treino Funcional - ULHT/Manz, Técnico Superior de Desporto na CM Albufeira, Ex- Jogador Profissional de Futebol, Fundador e Dirigente da Federação Nacional de Futevólei, bem como jogador desta modalidade)
"Em 2010, depois de ter estado quase uma década sem estudar (após ter concluído a minha licenciatura), num mundo de mudanças constantes, senti que os meus conhecimentos sobre a minha profissão estavam completamente obsoletos. Apostei então na realização de uma pós graduação onde foi formador o Prof. Carlos Tavares, tendo-lhe reconhecido desde aí as suas qualidades extraordinárias para o ensino, bem como um conhecimento profundo e atual das matérias relacionadas com o exercício e saúde. No seguimento desse contato, resolvi inscrever-me no 1º Curso de Mecânica Aplicada ao Exercício (MAE) por ser elaborado e conduzido por aquele professor. Hoje, após ter concluído o curso, posso dizer que, sem menosprezo para todas a formações em que já participei, esta foi sem sombra de dúvidas aquela que mais aprendi, mais evoluí, aquela que me trouxe mais conhecimentos para abordar o dia a dia. Para além disso abriu-me novos horizontes profissionais ao tornar-me um profissional diferente equipado com novas ferramentas trazidas pelo conhecimento. Ainda tenho um longo caminho a percorrer para absorver todo o conhecimento transmitido, para ser um «crack», no entanto, já consigo por vezes fazer a diferença e resolver problemas que outros não o conseguiram. Hoje posso dizer que: já tratei com sucesso dores, moléstia, desequilíbrios que incomodavam familiares/amigos meus, apenas com o exercício; tenho um sentido crítico bem mais fundamentado sobre toda a informação que nos rodeia; consigo conduzir um processo de treino individualizado, baseado em altos padrões do conhecimento na área do exercício e saúde;... A todos os que procuram a melhor formação nesta área, aconselho vivamente a inscreverem-se no Programa TIN."
Lídia Leça (Funchal, Licenciatura em Educação Física e Desposto - Ramo Saúde e Prescrição do Exercício; Certificação Internacional de Stott Pilates; Certificação em Stretching Global Activo; Personal Trainer Independente)
A experiência transformacional da Mecânica Aplicada ao Exercício (MAE) não consegue ser descrita por palavras, no entanto tentarei aqui deixar algum sentimento que espero, permita, aos potenciais interessados, percecionar o seu valor! A MAE é um bom exemplo daquilo que é uma mudança de paradigma que neste momento me parece transversal a qualquer área devido à necessidade de especialização que os profissionais sentem ser necessário para o honesto desempenho das suas profissões! Esta experiência passa por aprender a criar o exercício para a pessoa e não,"usar" a pessoa para testar o exercício! Este parece-me ser o especto chave a salientar! Perceber a mecânica do corpo humano e traduzir as suas debilidades com o objetivo de as eliminar, parece-me também ser a imagem daquilo que é passar pelo Programa TIN (à data MAE). Para terminar, a necessidade de sermos melhores AMANHÃ passa por ouvirmos pessoas como o Carlos Tavares e o Paulo Figueiredo, que dedicam a sua vida ao estudo, fornecendo aquilo que é a chave do sucesso para qualquer profissional do exercício! Agradeço profundamente o legado e espero continuar a crescer convosco! Para mim a Wellxproschool já é uma referência nacional!
Nuno Filipe Pinho (Lisboa, Licenciado em Deporto e Educação Física – FCDEF-UP; Director Técnico e Fitness Manager VirginActive Palácio Sottomayor)
“Ponto prévio: O curso de Mecânica Aplicada ao Exercício (atualmente Programa TIN) alicerça-se na construção de um processo mental. Como tal, mais do que memorizar conceitos, métodos ou exercícios, desenvolve-se um processo consciente e sistemático assente nos pilares fundamentais do treino com resistências: Forças, Sistemas muscular, articular, ósseo e Sistema nervoso. Mais do que um curso, podemos falar de uma experiência única de partilha de conhecimento onde o rigor, empenho e paixão são o motor da aprendizagem”.
Ricardo Aguiar (Funchal: Licenciado em Educação Física e Desporto, Mestrando em Atividade Física e Desporto - Universidade da Madeira, Especialista em Saúde e Fitness, pelo Colégio Americano de Medicina Desportiva - ACSM, Personal Trainer pela National Strength and Conditioning Association - NSCA, Instrutor de Pilates - Body Control Pilates, Treinador de nível três de Cultura Física - Federação Nacional de Cultura Física, Membro Fundador da Associação Nacional de Treinadores de Cultura Física)
"Quero expressar o meu testemunho e a minha satisfação em relação a dois pontos: aos conteúdos do curso da Mecânica Aplicada ao Exercício (MAE - atualmente Programa TIN) e ao formador. 1º - A temática abordada nesta formação é indubitavelmente essencial, a must do quer para licenciados nas áreas da Educação Física e Desporto e quer para quem já é profissional na área do exercício e saúde, e do treino desportivo. 2º - Os quatro módulos estão espaçados com tempo suficiente para que o formando possa estudar e integrar o conhecimento debatido em cada fim de semana. 3º - Esta formação poderá ser integrada numa pós graduação ou num mestrado. 4º - A exigência é grande em todos os módulos, logo a pesquisa deverá acompanhar todo o processo durante o qual o formando só assimilará os conteúdos se adotar uma atitude proativa. 5º - O Carlos Tavares, sendo um dos poucos especialistas em Portugal nesta área, apresenta o seu vasto conhecimento pela experiência refletida e pelo saber académico adquirido, através de uma pedagogia extremamente absorvente, o que torna toda a formação muito envolvente e interessante. 6º - Ao longo dos anos já realizei muitas formações na área do exercício e saúde, e do treino desportivo, estou neste ramo há 25 anos e posso afirmar que esta formação apresenta uma qualidade elevada. Os meus parabéns Carlos, obrigado pela incansável dedicação, abertura e profissionalismo."
Rui Lopes (Lisboa: Licenciado em Exercício e Bem Estar, ULHT, Personal Trainer Clube VII)
"Depois de frequentar este curso pela 2ª vez!!!! Sim, só uma vez é pouco para o potencial que nos é transmitido, é uma ferramenta que nos torna profissionais de topo, é como reaprender de novo alguns conceitos do exercício, tornando a nossa visão muito mais ampla - 3d e que nos dá ferramentas únicas na avaliação e prescrição do exercício. Para quem gosta de desafios!!!!!"
Tiago Gago (Faro, Algarve, Licenciado em Educação Física e Desporto, Personal Trainer em Personal Training Excellence - PTX)
"O programa TIN (à data MAE) assenta num conhecimento profundo da mecânica do corpo, entendimento necessário a todos os profissionais do exercício que se preocupam em conduzir processos de treino adaptados aos indivíduos com quem trabalham sabendo que dessa forma estão a potenciar todas as suas capacidade físicas, no verdadeiro sentido do treino para a saúde. O curso é transmitido com uma mestria que está ao alcance de poucos, o Carlos Tavares é sinónimo de competência pois consegue reunir o conhecimento técnico e as melhores qualidades para um formador que realmente se preocupa com a evolução dos seus formandos. Sempre presente e pronto a esclarecer qualquer dúvida é a referência mais importante para a qualidade do curso. O Paulo Figueiredo é também um formador exemplar que trabalha num plano diferente mas não menos importante para a qualidade que acima referi. Recomendo a todos os profissionais do exercício a frequência deste programa pois estarão a dar bom uso aos vossos recursos e a levar o vosso nível de intervenção para um patamar muito mais elevado. No final deste percurso posso dizer que me sinto preparado, como nunca antes, para trabalhar com a maioria dos problemas que se me colocam como treinador, o processo de avaliação que é desmontado ao longo do curso é algo de extraordinário e que permite perceber para onde minha intervenção se deve dirigir. Por tudo isto e muito mais considero esta a formação mais importante e impactante que até hoje realizei."