Módulo de Avaliação e Técnicas de Integração Neuromuscular
Formador: Carlos Tavares
Datas Lisboa: brevemente
Carga horária total: 45h | Nº de créditos atribuídos IPDJ: 9 UC
Destinatários:
- Detentores do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT) e Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD)
- Estudantes e Licenciados nas diversas áreas da Educação Física e do Desporto, que pretendam desenvolver os seus conhecimentos na área do treino de condicionamento físico
- Outros Estudantes e Licenciados em áreas das Ciências da Saúde (Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Osteopatas, etc.)
- Outros estudantes e profissionais da área do Exercício e da Saúde
Competências a adquirir:
- Aplicar as bases científicas da biomecânica do exercício, neurologia e fisiologia à avaliação e prescrição do exercício.
- Desenvolver uma capacidade avançada de análise mecânica dos exercícios de treino e ser capaz de determinar a participação muscular no exercício, de modo a integrar estes aspetos na prática profissional.
- Ser capaz de analisar de modo crítico a investigação científica associada às áreas em foco, de modo a interpretar adequadamente o papel de cada interveniente no processo, bem como a integração das várias metodologias e métodos num sistema de treino mais abrangente.
- Desenvolver um processo mental estratégico, no treino com resistências, baseado num raciocínio clínico.
- Conhecer e saber como e quando aplicar os meios, métodos e técnicas de aplicação de resistências ao aparelho músculo-esquelético.
Conteúdos:
- Análise estrutural das extremidades e do tronco/coluna (análise com base em modelos anatómicos tridimensionais e anatomia palpatória).
- Função articular e muscular das extremidades e do tronco/coluna (análise em softwares 3D, em modelos anatómicos e "in vivo").
- Os fundamentos científicos da avaliação e das técnicas de integração neuromuscular, para a avaliação e tratamento de desequilíbrios musculares.
- A avaliação da função neuromuscular (simetria na amplitude do movimento articular e os testes musculares específicos).
- Técnicas de integração neuromuscular ativas de atuação local (segmento) ou global (cadeia artrocinética). Integração de técnicas de tecidos moles, técnicas de ativação neuromuscular e exercício.
- O raciocínio clínico no tratamento de desequilíbrios musculares.
Investimento Financeiro (investimento por módulo ou em packs do Programa TIN)
Efetuar inscrição
Nota: este Módulo tem como pré-requisito o Módulo de Mecânica Aplicada ao Exercício, não podendo ser realizado sem a frequência prévia do mesmo.
Nº máximo de formandos: 20
Nota: Este curso poderá decorrer também em FORMAÇÃO LOCAL, desde que assegurado um nº mínimo de formandos.
Calendário do Programa
Descrição do Programa